Monday, July 22, 2013

'Le Portes'

Aí as vezes a gente não entende as coisas mas depois tudo faz sentido. Tem portas que se fecham, portas que abrem e você só entende no final.

Portas são um convite... para entrar ou pra sair
Elas protegem quando fechadas, escondem mistérios
São sinônimo de 'risco' quando não se sabe o que está do outro lado
De 'abrigo' quando as de nossa casa
Sejam velhas ou novas, grandes ou pequenas
Lisas ou decoradas
elas tem a mesma função, fechar e abrir
Mas quem abre e fecha, ou decide entrar ou sair...
Somos nós!

Antes de irmos ao Brasil estávamos pesquisando uma passagem 'ao redor do mundo' aonde você compra todos os trajetos até sua volta ao destino de origem (no nosso caso, Kona), pagando mais barato do que comprar destinos separados, mas tem que ser sempre em um sentido (leste ou oeste) não pode voltar pra trás. Já que iríamos ao Brasil, depois Indonésia e Tailândia, pensamos: - Porque não tentar essa passagem 'ao redor do mundo' já que é exatamente isso que vamos fazer?
Tentamos todas as possibilidades para reservar esse ticket 'Around the World', mas infelizmente depois de dois meses de tentativas não deu e saímos de Kona no dia 9 de Junho somente com uma passagem de ida para o Brasil confiando que, mesmo perdendo a reserva desse ticket e tendo que pagar mais caro, Deus tinha o melhor pra nós.

No meio do caminho em meio a correria de tentar visitar todo mundo no Brasil, estávamos também tentando entender os próximos passos nas semanas seguintes. Ficamos confusos se deveríamos mesmo seguir em frente e vir para esse canto do mundo ou cancelar nossos planos e voltar pra Kona do Brasil. Tanto eu quanto o Ricardo sentíamos paz em seguir como os planos mesmo não vendo muito certo o que estava lá na frente ou melhor, como chegar lá na frente.

E pra resumir a história e garantir que você leia esse post até o fim, começamos a receber emails, mensagens de amigos querendo investir em nossa viagem. Alguns amigos ofereceram bancar o trajeto de volta pro Havaí (Tailândia-Kona), outros ajudaram investindo monetariamente, mas ainda não era suficiente para o meio do trajeto (Brasil- Indonésia)
Até que um dia, (e é sobre isso que quero compartilhar) ganhamos milhas que nos levaram até e metade do caminho (Brasil-França). Lá iríamos dormir por uma noite pra descansar e seguir viagem no dia seguinte (mais 16 horas até chegar aqui). Mas decidimos estender o descanso por quatro dias e curtir Paris. O Ricardo já esteve lá na época em que trabalhou como engenheiro e viajou pra Europa a trabalho, mas eu nunca estive e queria muito conhecer. Foram dias muito legais aonde celebramos meu aniversário e curtimos um tempo em família antes de chegar aqui em Surabaya-Indonésia pra trabalhar.

Ao andar por Paris comecei a pensar em tudo o que aconteceu no processo antes e em como o que Deus tinha era melhor do pensávamos. Como meu tempo de 'processar' a Graça de Deus, decidi então fotografar PORTAS. 

Sabe, as vezes algumas portas se fecham e a gente não entende o porque, mas no final Deus sempre tem o melhor caminho. Escrevendo nesse post é difícil expressar aqui o qu ão difícil foi para nós entendermos o que estava acontecendo e passamos por muito desencourajamento no meio caminho.
O desafio era dizer Sim sem saber o final.

A gente merecendo ou não, entendendo ou não, a escolha de correr os riscos pra saber o que tem do outro lado é nossa. Dizer sim para essa viagem ao redor do mundo parecia loucura tantas vezes, mas da forma como tudo foi se encaixando a partir do momento em que dissemos SIM, nos abriu portas inesperadas nesse processo, uma delas foi testar meu Francês meio enferrujado na França!
Quais são as portas que se fecharam na sua vida?! Quais são as que se abriram depois disso? E o que você está esperando pra dizer SIM? ; ) 
"O perfeito amor lança fora todo o medo!" 

Se der tudo errado, beleza, se a porta não se abrir, a gente chora, sofre, volta pra trás e começa de novo! 
Arrisca de novo, tenta de novo!



 

 

 
 

 

 
Mais fotos sobre nosso tempo na França no próximo post!

Nadia Otake

2 comments:

  1. só não vale desistir... e que encaremos cada porta com coragem sempre, como vcs inspiram a fazer=) amo vcs

    ReplyDelete
  2. Massa a ideia de fotografar portas. E o testemunho nem vou falar nada....rs

    ReplyDelete