Thursday, May 30, 2013

O QUE TEM MAIS VALOR...

Então hoje decidi falar sobre celular...anéis e seres humanos.
Quem aí tem um celular levanta a mão?

De acordo com a ONU estima-se que de 7 bilhões de habitantes no Planeta, 6 bilhões tem acesso a telefones celulares. De acordo com a pesquisa, as pessoas tem mais acesso a celulares do que a banheiros. Mais sobre a reportagem aqui (em inglês).

Estava pensando no avanço tecnológico e a rapidez com que os aparelhos mudam. Hoje em dia por exemplo um dos aparelhos mais famosos, pelo menos nesse canto do mundo ainda é o iphone da Apple. No país vizinho Japão, iphone nem se compara aos avançados aparelhos que nossos amigos japoneses estão usando, e por aí vai.
Uns bem mais caros, outros mais acessíveis, uns mais funcionais e outros nem tanto. Enfim, isso me fez pensar sobre a palavra VALOR.

As pessoas desejam o que há de mais avançado porque talvez isso represente um reflexo de mudança, renovo, ou apenas para se mostrar como o mais moderno aos amigos.
Motivações a parte, cada aparelho tem um valor em dinheiro, calculado pela empresa como 'valor justo' devido a design e funcionalidade do equipamento.

A REVELAÇÃO que veio a minha cabeça um dia foi a seguinte:
As pessoas podem pagar o valor em dinheiro que for em cada produto (e usando aqui o exemplo do Iphone na América). Elas podem comprar hoje em dia o iphone mais moderno e levar para suas casas, seja onde for essa casa (Japão, EUA, Brasil...). Pagando o valor monetário exatamente igual pelo produto, mas a pergunta que deixo no ar é:
Qual será o iphone que terá mais valor?
O iphone que terá mais valor será aquele que for usado em toda sua capacidade, em tudo o que ele pode oferecer através de seus aplicativos. Quanto mais o usuário souber utilizar esses aplicativos, mais valor agregado ao produto ele vai ter.
Já o usuário que não usar tudo que pode daquele produto e usar somente para fazer ligações está desvalorizando o potencial que esse aparelho tem, e poderia então ter comprado um mais simples e barato que satisfaria suas necessidades.
 [Agora vem a parte do raciocínio simples]
Portanto, o celular que tem mais valor é o que foi usado completamente mesmo que ambos tenham pago a mesma quantia monetária pelo produto.

E podemos usar o exemplo de tantas outras coisas. Anéis, tão cobiçados pelas mulheres americanas, os lindos anéis de diamante que representam o noivado, passo para uma nova jornada na vida.
Eles estão expostos nas vitrines nas cidades e shoppings e lojas, sendo alguns monetariamente absurdamente caros. Mas fica a mesma pergunta:
Qual será o anel mais valioso? O de 30 mil dólares na vitrine ou o de 300 dólares no dedo de uma noiva apaixonada?
E aí vocês já sabem a resposta. Se o anel de 30.000 ficar lá pra sempre mofando na loja, ele não tem valor algum porque não está sendo usado para o propósito pelo qual foi criado. Daqui há vinte anos quem sabe alguém ache o mesmo anel em um brechó vendendo por menos de 300 dólares.

A vida da gente é a mesma coisa.
Perante Deus e debaixo do céu temos EXATAMENTE o mesmo preço.
Mas qual será a vida que terá mais valor? Aquela pela qual o 'usuário' fizer o melhor uso de seus 'aplicativos' (dons e talentos)
A palavra VALOR não está relacionada ao monetário, isso é só o que se paga pela transação das coisas. VALOR vai muito mais além.
Todo mundo custou o mesmo preço, o VALOR que a gente vai agregar à nossa vida, cabe a nós o que estamos fazendo com ela usando todo o potencial da vida que nos foi dada!






No comments:

Post a Comment